DICAS PARA DESENVOLVER O HÁBITO DA LEITURA

Muitas pessoas pensam que o gosto pela leitura é algo muito difícil e que, caso esse hábito não tenha sido adquirido na infância ou juventude, não é possível fazer mais nada. Esse é um grande equívoco!

Assim como muitas outras coisas na vida, ler é antes de tudo um exercício, ou seja, é justamente a repetição periódica que leva ao desenvolvimento do hábito e à descoberta do prazer.

Neste post, você vai encontrar uma série de dicas que vão ajudar você a desenvolver/fortalecer esse hábito. Siga-as e desfrute de boas leituras!

ETAPA 1: A ESCOLHA DO LIVRO

  1. Identifique o seu gosto de leitura: Suspense ou romance? História ou atualidades? Quais são os seus temas preferidos? A escolha de um livro que será bom para você passa necessariamente pelo tipo de assunto que lhe agrada. Além disso, é preciso considerar se você prefere ficção ou não ficção, se prefere poesia ou prosa, autores nacionais ou estrangeiros. Enfim, o primeiro critério para uma leitura prazerosa é o seu gosto.
  2. Comece com textos mais curtos e simples: É fato que ninguém vai adquirir o hábito da leitura começando pela Odisseia, de Homero. Se você está começando a se desenvolver como leitor, o ideal é partir de textos simples e curtos, inclusive para você experimentar com mais frequência a sensação de ter concluído uma leitura. Com o passar do tempo, você vai se sentir mais à vontade para optar por textos maiores e mais complexos.
  3. Escolha histórias viciantes: Uma história viciante é aquela que você não consegue largar, é aquela em que você quer saber logo qual é o final. A maioria das histórias de mistério é assim. Mas calma! Se você ainda não encontrou um livro viciante, não desanime! Sempre há um livro certo!

 

ETAPA 2: A PRÉ-LEITURA

  1. Crie um espaço para a leitura: O ideal seria você buscar um ambiente confortável, aconchegante e iluminado o suficiente para a realização da leitura. Se for ler em casa, escolha aquele lugar bem acolhedor e esteja cercado de alguns objetos de que você gosta: aquela almofada fofa e, claro, uma boa xícara de café ou chá. Caso a leitura seja fora de casa, busque pelo menos estar em uma posição física que não lhe canse. Uma dica extra: ler ao ar livre poder ser uma ótima experiência!
  2. Crie um tempo de leitura: Defina em sua agenda diária, um momento específico para a leitura: de manhã cedo, no final da tarde, antes de dormir. Quem escolhe o melhor momento é você, mas é importante comprometer-se com a criação dessa rotina de leitura. Podem ser apenas alguns minutos, desde que seja todos os dias.
  3. Leia uma resenha do livro escolhido: Na Internet você vai encontrar várias resenhas do livro que você escolheu ler. Selecione uma e leia antes de começar o livro propriamente dito. Qual é a vantagem de fazer isso? A resenha vai dar a você uma visão geral do livro (sem spoiler), o que vai facilitar sua compreensão. Outra dica, se você vai ler uma história de época, procure saber um pouco mais sobre os costumes; se vai ler uma história que se passa em outro país, procure também saber um pouco mais sobre a cultura. Isso vai ajudar muito a fazer a leitura fluir.

 

ETAPA 3: O MOMENTO DA LEITURA

  1. Estabeleça metas razoáveis de leitura: Não se obrigue a ler um livro de uma vez só, ou muitas páginas em um mesmo dia. É muito mais eficiente respeitar o seu ritmo e em função dele estabelecer o quanto você pretende ler. Quanto mais grandiosas forem as metas, mais chance de não conseguir cumpri-las e, consequentemente, de você se sentir frustrado.
  2. Escute música: Uma boa música pode ajudar você a se desligar de coisas que te tirariam a atenção que a leitura precisa. De preferência, escolha uma música calma e coloque em um volume não muito alto.
  3. Faça anotações durante a leitura: As anotações ajudam a fixar informações importantes da história. Por exemplo, ao ler você pode fazer algum questionamento que somente mais tarde, ao longo da trama, será respondido pelo autor. Isso é muito comum em suspenses, por exemplo. Além disso, o momento da leitura costuma ser muito proveitoso em termos de insights. Anote tudo o que considerar importante, registre suas ideias!
  4. Use o dicionário (somente quando necessário): Se você escolher um livro escrito há muitos anos, ou uma tradução antiga de um clássico da literatura estrangeira, é possível que você não conheça algumas palavras. Não fiquei preocupado em procurar todas as palavras que desconhecer, mas por vezes saber o significado de algumas poucas palavras já ajuda muito na compreensão da história.

ETAPA 4: ANTES, DURANTE E DEPOIS DA LEITURA:

  1. Carregue o livro sempre com você: Sabe aquela sala de espera de dentista ou de médico? Esses são apenas exemplos de uma série de situações em que não há nada a fazer a não ser esperar. Então, que tal levar seu livro com você e aproveitar esses momentos para mergulhar na leitura? Com isso, você transforma momentos de tédio em ocasiões prazerosas e produtivas. Você nem vai sentir o tempo passar!
  2. Participe de grupos de leitores: A participação em grupos de leitores é importante por dois aspectos. Em primeiro lugar, obviamente você não vai se sentir sozinho; e também porque as experiências de outros leitores podem conduzir você a novos autores, novos livros, enfim, novas experiências de leitura. Experimente cadastrar-se em redes sociais de leitores, como SKOOB (https://www.skoob.com.br), por exemplo.

Essas são algumas dicas para ajudar você a desenvolver ou aprimorar o hábito da leitura. Você tem alguma outra dica? Como foi sua experiência quando começou a ler? Você tem alguma outra dúvida sobre esse assunto? Deixe aqui seu comentário.

Para saber mais sobre a diferença entre saber ler e ser um leitor, acesse o link QUAL É A DIFERENÇA ENTRE SABER LER E SER UM LEITOR?.

Se você quer saber como a leitura pode beneficiar sua vida, acesse o link LEITURA E LONGEVIDADE: entenda como os livros aumentam sua expectativa de vida. 

Por Liliane Prestes Rodrigues.

LIVRERIA – multiplicando sua leitura

Acompanhe nossas mídias sociais:

Facebook

Instagram

Youtube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s